ir para a área privada

Parcelamento

No momento da utilização dos serviços médico-hospitalares pelos usuários do plano, os valores referentes as coparticipações e franquias não quitadas no mês, constituem saldo devedor remanescente, de responsabilidade do titular, sendo denominada saldo de parcelamento.

O saldo de parcelamento é um benefício previsto no regulamento do plano, referente às participações financeiras dos beneficiários, para limitar o comprometimento mensal da renda de seus associados.

Titulares dos Planos Médico e Médico Odontológico

Para os titulares empregados da Codevasf, o limite de desconto em folha de pagamento é de 5% do salário bruto, com os descontos do IRPF e INSS. Sobre os valores das coparticipações e franquias já existentes, incide 5% de desconto no limite de R$ 125,00.

Titulares dos Planos Médico Estendido e Médico Odontológico Estendido

Para os demais titulares, ou seja, aposentados, pensionistas e ex-empregados, o saldo de parcelamento funciona de forma diferente. O limite de desconto obedece a Tabela de Preços de Mensalidades correspondentes à 2ª faixa etária:

Faixa etária PM Estendido PMO Estendido
1ª Faixa 00-18 148,89* 158,10*
2ª Faixa 19-23 181,68* 192,92*

*Valores atuais corrigidos anualmente.

Significa que o desconto referente às cobranças de coparticipações e franquias limita-se aos valores da 2ª faixa, conforme o plano (PM ou PMO). Para as novas despesas de coparticipações e franquias mensais, é cobrado um valor adicional correspondente ao valor da 1ª faixa das tabelas dos planos. Existe, ainda, um saldo mínimo para parcelamento no valor correspondente à 2ª faixa das tabelas de preços destes planos, nos limites de cada faixa previstos acima.

O saldo de parcelamento é corrigido mensalmente pela remuneração da caderneta de poupança, e os beneficiários informados por meio dos demonstrativos de cobrança, discriminado a título de concessão e amortização.

O beneficiário poderá, a seu critério, antecipar os pagamentos do saldo de parcelamento para não incorrer em cobrança de juros.